top of page

12 Ideias para fazeres sozinho este verão


O tempo a sós é, muitas vezes, desvalorizado. No entanto, é sozinhos que encontramos muitas das respostas que procuramos. Este verão, tira um tempo para ti, seja porque precisas de um momento introspectivo ou simplesmente porque te queres desafiar. Abaixo encontras 12 ideias para fazeres do verão de 2022 o mais marcante da tua vida!



1. Viajar sozinho

É difícil separar a palavra verão de amigos e boa companhia, mas aqui o desafio é sair da zona de conforto e fazer novas amizades. Explorar sites como o Kayak pode ser útil para uma pesquisa prática, pois indica os destinos mais baratos e em que época o são de forma intuitiva. Bordéus, Gante ou Dublin são alguns dos melhores destinos para uma viagem a sós.


2. Ser turista na própria cidade - Quantas vezes não passamos por monumentos ou jardins na nossa própria cidade, lugares onde nunca entramos, mas pensamos que qualquer dia vamos lá e esse dia nunca chega? Tira uma tarde para fazer um tour de tuk tuk ou Yellow Bus, aproveita um domingo para visitar gratuitamente um museu ou monumento público ou aventura-te num passeio temático guiado.


3. Ir a uma praia de nudismo - Uma das praias mais famosas de nudismo é a Praia do Meco, foi assim oficializada a 28 de julho de 1995. Mas existem outras opções, menos conhecidas e também mais recentes, como a Praia das Adegas, em Odeceixe; Praia da Barreta, em Faro; a Praia da Bela Vista, em Almada; ou a Praia do Salto, em Sines.



4. Experimentar mergulho - É mais fácil conhecer a vida aérea e terrestre do que a vida subaquática. No verão nós invadimos os mares para nos refrescarmos e raramente observamos a magnífica fauna e flora que por lá se esconde. Podes fazer mergulho com monitores nas Berlengas, em Matosinhos, Sesimbra, Sagres, Portimão, Açores, Madeira, Arrábida e em tantos outros sítios. Em muitos deles, com sorte, poderás ver Golfinhos e outras espécies.


5. Saltar para a água totalmente vestido ou nu - O verão é sobre leveza e diversão, atira-te sem pensar muito. É um bom momento para largar as preocupações, ir para a piscina vestido e simplesmente saltar, só não te esqueças de tirar o telemóvel do bolso. Para um mergulho sem roupa, aproveita as nossas praias fluviais, com vários recantos escondidos onde podes deixar a roupa - Aldeia do Mato, Lago Azul, Praia Fluvial da Fraga da Pegada ou Praia Fluvial das Fragas de São Simão.


6. Ver o nascer do sol - Ver o nascer do sol é um momento mágico. Estamos a receber o dia mal ele começa a rasgar. Há alguns sítios particularmente cativantes para fazê-lo, como a Praia das Maçãs, Praia da Cordoama, Miradouro das Portas do Sol, Praia da Barradinha ou o Miradouro de Santa Catarina.



7. Dormir ao relento - Esta aventura está à espera há muito tempo mas nunca chega o momento ideal. Este verão será esse momento, de saco cama e esteira no porta bagagens, rumo a uma noite ao ar livre, com o céu a fazer de tecto e muitas estrelas cadentes para pedir todos os desejos guardados. Se o campismo selvagem for demasiado aventureiro, podes optar por um hotel original e alugar um quarto com vista directa para as estrelas.


8. Conhecer novas cascatas - Há verdadeiros tesouros escondidos no meio das florestas. Esta aventura será perfeita para um dia quente, em que depois de uma caminhada saberá bem mergulhar numa cascata. Sintra tem vários segredos escondidos, como a Cascata de Anços; a Cascata do Pego do Inferno, em Tavira; a Cascata da Cabreia, em Silva Escura; ou a Cascata de Fisgas do Ermelo, em Ermelo e Pardelhas.


9. Pintar uma paisagem - Como num verdadeiro filme, pega numa tela, num banco e nas tuas cores preferidas. Depois só tens de escolher a paisagem que transmite as maiores sensações e explorar, de pincel e tinta em riste, os teus dotes de desenho. Se achares que falta algo, convida amigos e partilhem uma garrafa de vinho.


10. Ultrapassar um medo - Muitas das sugestões anteriores podem já representar um desafio que impõe algum respeito, como dormir ao relento, viajar sozinho ou mergulhar em águas desconhecidas. As fobias das alturas, dos bichos, do escuro ou do desconhecido podem ser um bloqueio na vida de muitas pessoas. Aproveita para te desamarrares de tudo o que te prende, neste verão que se espera bonito.


11. Percorrer um longo caminho de bicicleta - Faz esta actividade idealmente num dia ameno, pois com demasiado sol e calor pode não ser a melhor opção. Há alguns percursos pedestres, que atravessam montanhas e florestas, que estão também preparados para bicicletas. Alternativamente, aproveita as ciclovias das cidades para explorar, num meio de locomoção diferente, a zona envolvente.


12. Fazer um trilho e meditar - Os momentos de introspecção são ouro e colocam em dia a nossa higiene mental. Depois de várias ideias com adrenalina e agitação, sugerimos uma caminhada em silêncio. Há trilhos com vista para o mar, como o famoso Trilho dos Pescadores que percorre toda a costa vicentina, o Trilho do Sistelo, mais voltado para as montanhas e caminhos rurais, o Trilho das Sete Lagoas, no Gerês, e ainda o Trilho de São Fagundo, no concelho do Mogadouro, com miradouros, cascatas e poços inacreditáveis.





Se gostaste destas ideias, partilha com alguém que pode gostar delas também!

👉🏻 Segue-nos para mais ideias em @grandideia (Instagram).

#ideiasparaoverão #verao #grandblog


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page