top of page

21 Atividades Outdoor para Fazerem Juntos

Sabias que os especialistas defendem que casais que passam por experiências desafiantes aumentam exponencialmente a sua conexão e cumplicidade? Pois é, ficar no sofá agarradinho à nossa cara-metade parece um óptimo plano mas quando os programinhas caseiros entram numa rotina que já não satisfaz, é a altura de trocar as pantufas e a manta pelos ténis e o ar livre.


1. Caiaque, Canoagem ou Rafting

Se a vossa relação resiste a ventos e marés talvez seja a hora de o testar. Dos passeios mais calmos em excursões de caiaque ou canoagem às emoções mais radicais do rafting, a solução é a de sempre: remarem juntos na mesma direção.



2. Ciclismo

Em Portugal encontras muitos trilhos e ciclovias perfeitos para passeios de bicicleta, e até podes alugar os equipamentos - elétricos ou não - em vários pontos da cidade. Para os mais destemidos e preparados, o ciclismo de montanha ou BTT oferece aquela adrenalina extra.


3. Ténis ou Padel

Sejam principiantes ou mais experientes, uma ótima opção para os casais fisicamente melhor preparados são desportos como o ténis ou o padel. Aluguem o court, preparem as raquetes e arranquem com aquele serviço imparável!


4. Stand Up Paddle

Da raquete do Padel ao remo do Paddle. O Stand Up Paddle é um desporto que deriva do Surf e é praticado numa prancha remando sobretudo em águas calmas. É excelente para o exercício muscular e baseia-se em algo imprescindível a qualquer relação: força e equilíbrio.



5. Surf, Windsurf ou Kitesurf

O equilíbrio e o meio em que se inserem são também denominadores comuns nestes desportos, mas há muito mais que isso. Com técnicas e até filosofias diferentes, Surf, Windsurf e Kitesurf são algumas das atividades radicais na abordagem a um sonho humano antigo: planar sobre as águas. Nada como aproveitar o calor que aí vem e experimentar cada uma delas com a tua cara-metade.


6. Mergulho ou Snorkeling

Ainda nas atividades aquáticas, para os mais aventureiros, mergulho ou snorkeling são modalidades que proporcionam a descoberta de um outro mundo. Com as devidas medidas de segurança e respeitando a vida marinha, esta pode ser uma experiência a dois verdadeiramente inesquecível.



7. Espeleoturismo

Em terra, ou melhor, debaixo dela, a exploração de grutas e cavernas é outro desafio emocionante para quem procura aventura e contacto com a natureza. Com um guia experiente e equipados a rigor, desçam ao submundo e apreciem as maravilhas naturais de formações geológicas ou mesmo rios subterrâneos e lagos naturais de águas cristalinas.


8. Escalada ou Rapel

Há também quem prefira outros desafios verticais e esteja disposto a enfrentar alturas. A partir de técnicas de alpinismo, a escalada ou o rapel envolvem subir e descer paredes rochosas, montanhas ou outras estruturas e traduzem-se em provas constantes de superação. Para ganhar balanço, podem experimentar uma parede de escalada indoor, num dos vários ginásios criados para o efeito.



9. Caminhada em Parques ou Reservas Naturais

Caminhar na Natureza preservada, descobrindo fauna e flora, é uma atividade saudável e que pode ter diferentes níveis de dificuldade. Das rotas mais simples às mais complexas, constitui sempre uma oportunidade de se desligarem do mundo urbano e se reencontrarem mutuamente.


10. Geocaching

Para os casais que gostam de jogos e descobrir novos lugares e paisagens, o Geocaching pode ser uma excelente ideia. Trata-se de uma caça ao tesouro dos nossos dias, utilizando um GPS para encontrar tesouros escondidos na cidade ou na natureza. Só em Portugal, são mais de 30.000 as tão procuradas geocaches, em que tiras um “presente” escondido e deixas outro para surpreender o próximo aventureiro.


11. Observação de Estrelas

Troquem o rebuliço do dia pela tranquilidade da noite. Procurem um local livre de poluição luminosa, estendam a toalha, façam um piquenique noturno e sintam-se envolvidos num manto de estrelas que vos serve de cenário. O Lago do Alqueva é um dos lugares mais incríveis para esta atividade, daí a localização privilegiada do Observatório.


12. Acampamento e Arborismo

Se uma noite passada ao luar não for o suficiente, que tal prolongarem a estadia? Seja no conforto de um hotel, numa autocaravana ou de um modo mais elementar, com tenda e mantimentos. Acampar é uma das melhores maneiras para recuperarem a ligação com a Natureza enquanto se desafiam a “sobreviver” em condições diferentes do habitual. Se as alturas não vos assustam, podem também experimentar fazer um circuito de arborismo num parque temático ou natural, atravessando um percurso entre tábuas e cordas presos nas árvores, a alguns metros do chão.


13. Passeio a Cavalo

Montar a cavalo pode ser uma experiência muito gratificante para quem partilha do amor por animais e pelo ar livre. Existem diversas hipóteses para passeios em locais de paisagem deslumbrante, proporcionando sempre uma sensação plena de liberdade. Do campo à praia, só precisam de escolher.



14. Voo de Helicóptero ou Balão

Quem nunca sonhou voar? Um voo de helicóptero ou balão de ar quente, gozando de uma vista panorâmica na melhor das companhias, oferece uma perspetiva mais que visual ou fotográfica, uma recordação seguramente gravada no álbum das melhores memórias.


15. Parapente, Asa Delta ou Queda Livre

Mantendo o céu como limite mas subindo os níveis de adrenalina, temos três atividades sem recurso a motor e dependentes apenas do vento e correntes térmicas. Será a sensação mais aproximada do voar livremente como um pássaro. Procurem locais onde existam voos duplos com instrutores, confirmem as condições climatéricas e saltem para a viagem das vossas vidas.


16. Ski ou Snowboard

Quando o Inverno chega e limita as atividades ao ar livre, o ski ou o snowboard podem muito bem ser as melhores opções. Para os amantes da neve, a quase totalidade das estâncias dispõe de pistas para todos os graus de dificuldade. Os cenários, esses, parecem saídos de um postal de Natal, e o chocolate quente no alto da montanha vai ser a cereja no topo do bolo.



17. Patinagem no Gelo

Nos programas românticos de Inverno, pela época natalícia, podem incluir a patinagem no gelo. Por esta altura, existem diversos ringues de patinagem um pouco por todo o país. Com mais ou menos piruetas e tombos, a diversão é garantida. O romantismo também.


18. Paintball ou Lasertag

Para quem gosta de atividades mais competitivas, o paintball promete literalmente fazer disparar os níveis de diversão. Envolvendo estratégia e trabalho de equipa, é uma ótima forma de libertar o stress e desfrutar de um pouco de competição saudável. Se te preocupam o número de nódoas negras no final do dia, o lasertag pode ser a escolha mais acertada.


19. Aula de Ioga ou Tai-Chi ao Ar Livre

Embora com origens e especificidades diferentes, as posturas e movimentos do Yoga e do Tai Chi (Chuan) tornaram-se disciplinas milenares no revigorar do corpo e da mente. Pesquisem por aulas que se realizem ao ar livre e darão conta que existem cada vez mais oferta em praias, parques e outros espaços verdes. Para os casais mais ginasticados, o AcroYoga pode ser uma aventura engraçada. Trata-se de uma mistura de yoga e acrobacias que envolve a construção de posições de equilíbrio com o parceiro, excelente para construir a confiança e a conexão entre o casal.


20. Provas de Corrida ou Maratona

Além do incentivo para uma vida saudável e ativa, preparar uma prova de corrida, ou mesmo uma maratona, é um projeto a longo prazo. O resultado é, por isso, proporcionalmente gratificante. O treino gradual em conjunto fortalece a motivação, o entendimento e o apoio mútuo na própria relação. O sentimento de cruzar a linha da meta juntos, depois de meses de uma superação contínua, é algo que irão recordar para sempre.



21. Jardinagem

Se têm um jardim ou varanda, podem trabalhar juntos para cuidar das plantas e flores. Definam a melhor composição para o vosso espaço e estudem bem que plantas se desenvolvem melhor lado a lado. Sim, porque, tal como numa relação, só florescemos quando temos o ambiente certo à nossa volta. Se não têm um cantinho só vosso, explorem as várias hortas urbanas que a cidade disponibiliza.



 

Se gostaste destas ideias, partilha com alguém que pode gostar delas também!

👉 Segue-nos para mais ideias em @grandideia (Instagram).





97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page