Todos sabemos que liderar uma equipa, seja ela composta por 10, 100 ou 1000 membros, não é tarefa fácil. Agrupar e gerir diferentes temperamentos pode levar a conflitos, falta de comunicação e desmotivação, comprometendo a tão ambicionada produtividade.
Por maior que pareça o desafio à sua frente, é possível fazer com que todos trabalhem em uníssono, atingindo grandes metas e assegurando os sorrisos de grande parte dos colaboradores - sejamos realistas, há (quase) sempre aquela ovelha negra, que é um caso perdido.
1. Incutir um propósito – Ao incutir um propósito por trás do trabalho que é pedido à equipa, vinculando os seus objectivos além do básico, com perspectivas maiores, humanitárias, ambientais, cria-se uma cultura de força colectiva para alcançar esses fins. O Relatório Global de Tendências de Marketing 2020, da Deloitte Insights, conta-nos que as empresas orientadas por propósitos têm níveis 30% mais altos de inovação e 40% mais altos na conservação de funcionários.
2. Crescimento - Em qualquer área das nossas vidas, se não estamos a crescer, estamos a morrer (Tony Robbins). Para o sentido de realização pessoal, e respectiva produtividade, esta é uma realidade à qual também não escapamos. É por esse motivo essencial que cada pessoa compreenda que o seu desempenho é o que faz aumentar, reduzir ou manter o valor da empresa onde trabalha. Tomar consciência de que a sua presença na equipa acrescenta realmente valor ao negócio é um desafio empolgante - uma grande fatia da população trabalhadora vê neste factor a sua grande motivação. A outra fatia provavelmente está adormecida, mas pode acordar a qualquer momento e perceber que não está onde devia. Pelo sim, pelo não, mais vale não correr riscos e motivar a equipa tocando nos pontos certos.
3. Simplificar processos - Segundo a Anatomia do Trabalho da Asana, as equipas sentem-se sobrecarregadas com trabalho sobre trabalho durante 60% do tempo - trocado por horas de trabalho, estamos a falar de mais de 30 dias por ano. Este tempo não se traduz em produtividade real mas em pequenas burocracias e pouca estratégia. Sistematizar e simplificar alguns processos internos poderá trazer mais leveza e fluidez a todos os envolvidos.
4. Envolver a equipa - Já falámos do propósito, que envolve uma missão e visão claras, mas mais do que isso a equipa quer sentir-se parte do negócio. A partilha dos números e dos processos, como um todo, são grandes motivadores e ajudam a que se veja o quadro geral, as peças que compõem a máquina e a forma como elas trabalham juntas para avançar. A criação de formas de partilha de informação, seja em ambiente formal (formações e workshops) ou ambiente informal (podcast interno ou grupos de discussão sobre temas inerentes à empresa) capacita os colaboradores para o desempenho das suas funções e torna-os mais envolvidos no crescimento da empresa.
5. Celebrar - Para além das sugestões anteriores, é muito importante compreender que o trabalho é feito por pessoas e que os pequenos prazeres da vida são fundamentais para motivar, e consequentemente produzir. Tendo em conta que muitos de nós passamos mais tempo no trabalho do que com as nossas famílias, é importante que também a empresa seja um lugar feliz em todos os aspectos.
Por estas razões é essencial celebrar, comemorar pequenas vitórias, reconhecer as pessoas pelo seu desempenho. Uma cenoura sabe sempre melhor do que um castigo, por isso lance uma votação mensal pelo colaborador do mês, prepare várias surpresas no local de trabalho ao longo do ano, pense no que quer mesmo conseguir alcançar com o próximo Team Building da equipa, comece a pensar naquilo a que a vossa equipa realmente dá valor e aplique-o no próximo grande jantar ou festa da empresa.
Espalhar felicidade é das coisas mais gratificantes que existem, e nós que o digamos! Experimente também fazer diferente da maioria das empresas - comece por mudar o seu próprio propósito, focando-se verdadeiramente em criar um lugar feliz - e, então, a aceleração na produtividade e retenção de equipas virá por acréscimo.
Depois conte-nos como foi. 😉
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