top of page

Offsite: a moda dos retiros empresariais


Fazer um offsite está a subir nas tendências das empresas e não é só pela diversão. É urgente voltar a estabelecer laços entre colegas e, para isso, nada melhor do que fazê-lo num ambiente descontraído, num dos maravilhosos hotéis que Portugal tem para oferecer. Mas de que se trata realmente?


Os offsites são uma espécie de retiro empresarial onde se combinam momentos de reunião com actividades de team building, visitas turísticas ou simplesmente momentos de descontração. Apesar de algumas empresas aproveitarem única e exclusivamente para desligar e recarregar baterias, fomentando o espírito de equipa, a grande maioria aproveita para “meditar” sobre o progresso da empresa e arregaçar mangas para os meses que se aproximam.


Quais são as vantagens? Contamos-lhe 5.




1. Maior envolvimento da equipa

Uma das principais razões para a saída de colaboradores é a falta de conexão às pessoas com quem trabalham ou ao trabalho que realizam. Para aumentar este risco, os trabalhadores de hoje em dia são mais difíceis de satisfazer, entre outros motivos, porque o mercado está carregado de oportunidades aliciantes. É difícil manter os melhores talentos e todas as vantagens são bem-vindas.

Um evento externo com a equipa permite criar ligações entre colegas que se vêem pouco, humanizar os líderes e aumentar o envolvimento através da partilha dos objetivos e missão da empresa.


Aproveite os momentos de palestra, actividades de team building ou sessões de brainstorming idealizadas para resolver desafios de gestão interna ou relacionados com o cliente. Este tipo de sessões não só resulta em excelentes ideias práticas que a empresa pode implementar de imediato, como estimula a criatividade das equipas enquanto lhes permite ser parte activa na construção da visão e objectivos do negócio.

Nada como sair destes dias com a sensação de que todos seguem na mesma direcção, vestindo a mesma camisola (lembre-se de incluir no orçamento uma t-shirt por pessoa).

2. Melhor perspectiva

O dia-a-dia de um líder pode muitas vezes tornar-se numa inacabável sequência de “apagar fogos”, quando na realidade deveria estar maioritariamente focado em manter a equipa em bom funcionamento. Esse estado de urgência constante retira a capacidade de ver o negócio de fora, analisar e implementar tácticas que o façam crescer.

Este tipo de retiros permite aos líderes afastarem-se das distracções diárias e ganharem perspectiva acerca dos novos caminhos a traçar.

Embora uma vez por ano seja mais frequente que a maioria das empresas, uma pausa trimestral para os quadros superiores é recomendada por muitos especialistas como o ideal para analisar, planear e implementar estratégias com resultados mais efectivos.

3. Melhores alicerces

Os eventos de team building não servem apenas para que as equipas se conheçam. Também equipam os colaboradores de novas e importantíssimas ferramentas para o dia-a-dia na empresa, de forma intencional e planeada.

Em Os Cinco Desafios de Uma Equipa, Patrick Lencioni enaltece a importância de estabelecer uma base sólida de confiança, desenvolver a capacidade de se envolver em conflitos saudáveis, alcançar um comprometimento sólido da equipa, garantir o sentido de responsabilidade e o foco nos resultados. Todas estas competências podem e devem ser abordadas, à sua maneira, num único retiro.


4. Celebrar em equipa

Diariamente a sua equipa entrega resultados merecedores de elogios e, certamente, ao longo dos últimos meses superou desafios dignos de serem celebrados. Não perca essa oportunidade.

Pesquisas descobriram que trabalhadores felizes são 12% mais produtivos do que os seus colegas menos satisfeitos, e grande parte dessa felicidade vem do reconhecimento por parte das chefias. Um ou mais dias de “presente” em grupo podem ser uma excelente forma de premiar os bons resultados da sua equipa e mantê-la feliz. Lembre-se, uma pessoa que se sente apreciada fará sempre mais do que é esperado!

5. Maior produtividade

A redução de distracções não se cinge aos líderes. Toda a equipa é envolvida numa sequência de actividades pensada para relaxar, focar e unir. Ficar longe do escritório por uma tarde (ou uma semana) resulta num regresso mais coeso, permitindo que a equipa trabalhe mais abertamente, de forma mais focada e na mesma direcção. Uma melhoria na comunicação e confiança entre todos resulta em menos conflitos, em decisões e soluções mais rápidas e, facilmente, num rápido aumento de produtividade.


Comece a planear o seu próximo retiro.


Depois de dois anos diferentes de tudo o que já vivemos, pessoal e profissionalmente, este conceito de team building ganha um novo sentido. Os trabalhadores estão sedentos por uma lufada de ar fresco e o seu negócio vai agradecer uma pausa que resultará numa aceleração sem esforço nos resultados da sua equipa. Win-Win.


Especialistas em eventos únicos e team buildings personalizados, a Grand’Ideia promove retiros à medida de cada empresa, em qualquer ponto do país. pedir ideias




Se gostou destas ideias, partilhe com alguém que pode gostar também.

👉🏻 Siga-nos para mais ideias em @grandideia (Linkedin).

#offsite #retiroempresarial #teambuilding #grandblog

241 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page