Como Quebrar a Rotina?

Rotina. Aquela palavra de que tantos de nós fogem. Mais não é do que um conjunto de actividades planeadas e repetidas por um período de tempo. Ajuda-nos a moldar o nosso dia de forma a obter o máximo aproveitamento, retirando a pressão mental de decidir cada passo, a cada hora do dia. No entanto, o que será que acontece se seguirmos a mesma ordem de acontecimentos durante dias, semanas, meses, ou anos?


Manter uma rotina sem uma higiene mental regular pode causar a sensação de que não temos controlo sobre as nossas vidas, começam a desenvolver-se sentimentos negativos de falta de vontade para repetir os passos já tão mecânicos, surge ansiedade e stress, diminui a produtividade.


Mudar a forma como os dias estão planeados pode melhorar a produtividade, criatividade, baixar os níveis de stress e optimizar o foco, a concentração e a memória. Isto porque a fadiga e a depressão afetam os recursos físicos e emocionais, reduzindo a funcionalidade cognitiva. É essencial quebrar a rotina regularmente, para respirar e renovar os pensamentos e energias.


Flexibilidade – Este passo está ao alcance de todos, não implica pedir férias do trabalho nem gastar dinheiro. Esta sugestão pede apenas que se abra espaço para flexibilidade de horários e de criar planos espontâneos. Pode ser tão simples como fazer um percurso diferente para chegar ao trabalho e encontrar um novo ânimo ao pensar nas novidades que se podem encontrar.


Exercício físico - Os métodos não servem todos às mesmas pessoas: para alguns o desporto é uma forma de limpeza mental, para outras nem tanto. Se na sua empresa já existe um ginásio ou grupos de caminhada, experimente juntar-se a eles.

A sua empresa também ficará a ganhar com uma equipa mais activa, por isso não deixe de sugerir formas de partilharem momentos desportivos, como ginástica laboral, aulas de dança, padel ou aulas de surf. A Grand’Ideia pode ajudar a implementar a solução ideal com um programa feito à medida da sua equipa.


Viajar - É uma óptima maneira para reenergizar, ajuda a restaurar a produtividade, a gerir emoções negativas e traz uma nova onda de entusiasmo. Por vezes não é possível fazê-lo por questões económicas ou geográficas - não será um problema: quando dizemos viajar sugerimos qualquer lugar fora do ambiente já conhecido e habitual. É também um bom momento para sair do telemóvel e receber o que está ao redor, com o foco na felicidade e satisfação.


Técnicas de relaxamento - Existem várias técnicas de relaxamento, como yoga, meditação ou tai chi. São técnicas que ajudam a restaurar a energia e a acalmar, conectando a mente com o corpo, trazendo lucidez e um novo brilho à forma como encaramos a vida. Sessões de coaching motivacional podem também trazer a faísca que falta ao nosso dia-a-dia. Peça-nos o pacote personalizado de coaching executivo.



Surpresas no escritório

- Haverá melhor quebra rotina do que ter uma equipa de massagistas a invadir-lhe o escritório, um pequeno almoço “de hotel” à chegada da equipa ou uma dúzia de castanhas quentinhas entregues a cada um dos seus colaboradores? Ideias não faltam para surpreender em contexto presencial ou remoto. Peça um orçamento gratuito à Grand’Ideia.




Se achou este artigo interessante, partilhe com alguém que possa gostar também.

👉🏻 Siga-nos para mais ideias em@grand’ideia (Linkedin).

#quebrararotina #saudemental #grandblog


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo