5 Curiosidades sobre levar o cão para o trabalho

Atualizado: 9 de ago.

Sabiam que existe um dia especial para levar os patudos para o trabalho? Pois é, 24 de junho é o dia C(ão), mas há bons motivos para o levar todos os dias, se a empresa o permitir.

Para além das vantagens associadas directamente ao bem estar do cão e do seu tutor, como poder passá-lo várias vezes por dia, oferecer-lhe companhia ou não teres de correr para casa para cuidar dele, há outras curiosidades bem interessantes.

Nós já contamos com o nosso Spoon diariamente no escritório da Grand’Ideia e sentimos na pele cada um dos 5 benefícios que se seguem.


Satisfação – Já sabemos que os nossos amigos de quatro patas têm o poder de diminuir os níveis de stress e ajudam a desenvolver a sensação de conforto e felicidade - no trabalho não é diferente. Num estudo realizado em 2012 pela Virginia Commonwealth University, os funcionários que levaram os seus cães para o trabalho revelaram precisamente níveis mais baixos de stress ao longo do dia, picos mais altos de satisfação geral e os seus empregadores viram-nos de forma mais positiva. Não há dúvida de que eles são o melhor amigo do Homem, incluindo no período das 9h às 18h.


Dedicação - Em 2008, a Associação Americana de Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação verificou que as pequenas e médias empresas que permitem animais de estimação no escritório contam com funcionários mais dispostos a prolongar o horário de trabalho e uma menor taxa de absenteísmo. Se isto não é motivante, não sabemos o que será.


Laços - Um cão pode ser o melhor quebra gelo para qualquer equipa! Quantas vezes não sentiste uma conexão imediata com alguém por essa pessoa ter um cão? Acontece quando vamos a passear na rua, paramos para fazer festas ao patudo e simpatizamos com o tutor. No trabalho essa ligação também pode surgir graças a estes convidados especiais, gerando melhorias na satisfação, produtividade e criatividade.



Saúde - Conhecendo os poderes dos cães na saúde humana, especialmente no que diz respeito ao sistema nervoso e imunitário, a presença regular do cão no escritório significa ter por perto esse amuleto da saúde e faltar menos por doença. Só é importante não esquecer que os lugares de trabalho que aceitam cães devem ser ambientes tranquilos, para também assegurar o bem-estar dos animais.


Anti-Stress - O local de trabalho muitas vezes pode ser sinónimo de tensão, individual ou entre colegas. Os cães são inocentes sobre o que está a acontecer à volta deles, só querem mimos, uns petiscos saborosos e um cantinho bom para descansar. Mesmo sem se aperceberem, muitas vezes são responsáveis pelas gargalhadas mais inesperadas, e o ambiente fica automaticamente mais calmo e leve.



Se o que causa preocupações é o barulho e as confusões entre animais, podemos deixar a nossa experiência. Seja em reuniões presenciais ou virtuais, o aparecimento espontâneo do Spoon é um verdadeiro quebra gelo e 100% dos nossos clientes e fornecedores acham perfeitamente normal hoje em dia este tipo de “entrada surpresa”. O gelo quebra-se porque há um motivo para falar de algo pessoal, muitas vezes um elo em comum entre os intervenientes, e estreitam-se assim também as relações profissionais.


Quando há vários animais no mesmo local de trabalho, pode optar-se pela criação de escalas, com um número limite de cães por dia no escritório. Experimente durante uma semana e veja o efeito na sua equipa. Os cães vão deliciar-se por passarem o tempo inteiro com o seu humano preferido e, mais importante, os seus colaboradores que tiverem patudos vão adorar a ideia - e não se preocupe, os que têm cães menos bem comportados não vão atrever-se a perder o emprego.



Se gostaste destas ideias, partilha com alguém que pode gostar delas também!

👉🏻 Segue-nos para mais ideias em @grandideia (Instagram).

#diadelevarocaoparaotrabalho #caonotrabalho #petfriendly #grandblog


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo