top of page

10 Icebreakers em Equipas Remotas

Enquanto alguns dos seus colaboradores estão a adorar poder gerir o seu tempo com maior liberdade, outros anseiam por algum descanso da sua rotina familiar e outros podem mesmo estar a lutar contra a sua própria solidão, que podem tão facilmente esconder durante algumas horas de Zoom.


Segundo o estudo State of Remote Work 2020 (Buffer), os principais desafios no trabalho remoto centram-se nas dificuldades de colaboração e comunicação, na solidão e na dificuldade em dissociar o trabalho da vida pessoal. Estes são os pontos onde os líderes devem focar-se maioritariamente e onde, felizmente, a introdução de dinâmicas de quebra gelo e team building tem fortes benefícios, reforçando os vínculos entre colegas que, de outra forma, podem ser irreversivelmente perdidos.


Os funcionários remotos raramente têm a oportunidade de interagir casualmente com os seus colegas, como fariam no escritório, e apesar das equipas virtuais poderem ter efeitos muito positivos no equilíbrio entre produtividade e vida pessoal, a interacção entre seres humanos perde-se, levando a perda de conexão com a empresa e à redução na retenção dos funcionários.


É simples: quando nos sentimos bem com quem nos rodeia estamos mais felizes, o ambiente melhora, produzimos mais. Para isso, sugerimos de seguida 10 actividades que pode facilmente pegar e aplicar na sua equipa ainda hoje!



1. CAÇA AO TESOURO


Não se preocupe, nesta versão não precisa de ir a casa de cada um esconder "tesouros". Basta dar-lhes, em simultâneo, uma lista de objectos que devem recolher no menor tempo possível. No final, ganha quem conseguir o maior número de objectos no menor tempo! O prémio? Um vale de desconto numa loja online será mais do que suficiente.


Exemplos de objectos a recolher: Álcool, Papel Higiénico, Comida do Pequeno Almoço, Animal de Estimação (ou recriação), Postal, Chapéu Original, Cachecol, Champô, Copo com Água, etc.



2. DESENHO ÀS CEGAS


Para estimular a comunicação e uma boa dose de gargalhadas, este jogo é um dos mais eficazes! Trata-se de ter um Mestre, com acesso à imagem, e os Artistas, que ouvem as instruções do primeiro. Este, terá de dar instruções claras (até 3 min) de como desenhar, por exemplo, um avental, em figuras geométricas. Por exemplo: desenhem uma linha vertical com um dedo de altura, desenhem outra linha horizontal com meio dedo de largura, a começar na ponta superior da linha anterior, etc. A primeira pessoa a adivinhar o que está a ser desenhado, ganha um ponto, mas a melhor parte é mesmo quando todos mostram as suas obras de arte! Outro sistema de pontuações, é dar pontos a todos os Artistas que, no final do tempo de jogo, tenham conseguido desenhar o objecto pretendido, recebendo o Mestre também o número de pontos correspondente ao número de Artistas que acertou.



3. APANHADOS


Juntos, combinam quem será o alvo. Quando essa pessoa disser determinada palavra ou quando realizar determinada acção (ex: beber um gole de água, coçar a cara, olhar para o lado, etc.), todos os restantes elementos imitam-no ou realizam outra acção pré-combinada. Param apenas quando o Alvo identificar a brincadeira.



4. EM COMUM


Divida a equipa em vários breakouts com 4 a 6 pessoas em cada. O objectivo é descobrirem, em 3 a 5 minutos, a curiosidade mais original que todos nesse grupo têm em comum. "Todos vivemos em Lisboa", por exemplo, não é original, mas todos participámos numa maratona ou todos temos um cão preto e branco, é.

O melhor deste jogo é que pode repeti-lo as vezes que quiser (sem poderem repetir curiosidades) com grupos diferentes, que haverá sempre algo novo para descobrirem uns sobre os outros e reforçarem laços, mesmo à distância.



5. SMILE


Cada elemento da equipa tem 5 minutos para fazer um smile (ou outro símbolo como um Pokemon, um carro amarelo ou um objecto que todos tenham em casa). O objectivo é que, ao longo da reunião, cada um vá fazendo aparecer e desaparecer o seu smile na janela virtual, sem que os outros notem.

Cada pessoa ganha um ponto por detectar o objecto de outro colega. Ao ser apanhado, o jogador que mostrou o seu smile ainda receberá 1 ponto por essa exibição, mas sairá do jogo por ter sido detectado. O jogo termina quando resta apenas um jogador, que recebe 3 pontos extra. O vencedor é o jogador com mais pontos.



6. PICTIONARY ONLINE


Se quiserem apenas um momento de descontracção, cada pessoa pode ir pensando num objecto (ou outro tema) para desenhar, à vez. No Zoom, por exemplo, é possível partilhar o ecrã em modo "Quadro Branco", podendo desenhar-se para os restantes elementos numa questão de segundos.

Se pretenderem jogar de forma mais competitiva, podem jogar um contra todos - em que o dinamizador vai dando uma palavra a cada pessoa, para desenhar, e quem adivinhar ganha um ponto - ou podem dividir-se em equipas, dando o dinamizador uma palavra ao elemento da equipa 1 que vai desenhar, para os restantes elementos da sua equipa adivinharem a palavra (em 30 segundos), ganhando assim 1 ponto e passando para a equipa seguinte. Podem ser colocadas variantes como cada equipa ter de desenhar, em cada jogada, 4 palavras em 1 minuto, ganhando um ponto por palavra acertada.



7. TELE-MÍMICA


Este jogo desenrola-se tal como o Pictionary Online, com as mesmas possíveis variantes, subsituindo-se apenas o Desenho por Mímica.



8. CÓDIGO SECRETO


O Jogo de Tabuleiro do Ano em 2016, e um dos preferidos de muitos, tem agora versão online que permite até 64 pessoas por sala. Recomendamos, ainda assim, manter o mesmo limite do jogo original, que são 8 pessoas (4 por equipa), de forma a não tornar o jogo confuso. Para equipas maiores, sugerimos a utilização de breakouts no Zoom ou outra plataforma, sendo que cada grupo entrará na sua própria sala para jogar.

O dinamizador deverá criar várias salas de Código Secreto e dar o respectivo link a cada breakout. Ao entrarem, os jogadores terão de definir a que equipa pertencerão (azul ou vermelha) e se serão o Espião Mestre (Spymaster) ou um dos Agentes (Operative). O jogo inicia-se então com o Mestre de uma das equipas a dar uma pista para os seus Agentes acertarem nas palavras da sua cor. De seguida, jogará a equipa adversária. Vence a equipa que conseguir acertar em todas as palavras primeiro, sem acertar no Assassino (palavra proibida). Se na nossa cor temos, por exemplo, "Pinguim" e "Pato", e não existe mais nenhuma palavra que possa ser associada a animais, a pista que o Mestre poderia dar seria "Animal 2" (o número corresponde sempre ao número de palavras que os Agentes devem adivinhar, associadas à palavra dada).

Caso não conheça o jogo, poderá assistir a este tutorial.



9. FOTOGRAFIA COM HISTÓRIA


Cada pessoa partilha uma fotografia no grupo, que revela algo da sua vida. Pode ser uma imagem do seu cão ou gato, do berço do filho, do programa de TV preferido ou quem sabe do jardim onde vão descomprimir. Qualquer fotografia que, depois, possa ser explicada com uma história ou partilha pessoal.

Esta simples actividade permite criar um momento de descontracção em equipa que pode ser usado como um simples quebra gelo antes de uma reunião ou um momento de convívio no final do dia de trabalho. E porque não convidar todos a irem buscar uma bebida para acompanhar esta "happy hour" remota?



10. CINCO SÍMBOLOS


Um grupo de extraterrestres aterrou na Terra e está curioso acerca da vossa empresa. Não falam inglês, por isso precisam de ficar a conhecer-vos através de símbolos.

Divida a sua equipa em vários grupos de 3 a 5 pessoas, que podem comunicar em breakouts do Zoom, por exemplo. A sua tarefa é criar, em 15 minutos, cinco símbolos que representem a vossa empresa e/ou departamento.

Juntos, percebam os símbolos que existem em comum, pois certamente representam os pilares da vossa empresa aos olhos da sua equipa.




Para mais informações sobre estas e outras actividades, contacte a nossa equipa de especialistas em gestão de eventos e team building, através do email eventos@grandideia.pt ou +351963763717.


#quebragelo #teambuildingàdistância #grandblog

1.452 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page