10 Icebreakers em Equipas Remotas

Enquanto alguns dos seus colaboradores estão a adorar poder gerir o seu tempo com maior liberdade, outros anseiam por algum descanso da sua rotina familiar e outros podem mesmo estar a lutar contra a sua própria solidão, que podem tão facilmente esconder durante algumas horas de Zoom.


Segundo o estudo State of Remote Work 2020 (Buffer), os principais desafios no trabalho remoto centram-se nas dificuldades de colaboração e comunicação, na solidão e na dificuldade em dissociar o trabalho da vida pessoal. Estes são os pontos onde os líderes devem focar-se maioritariamente e onde, felizmente, a introdução de dinâmicas de quebra gelo e team building tem fortes benefícios, reforçando os vínculos entre colegas que, de outra forma, podem ser irreversivelmente perdidos.


Os funcionários remotos raramente têm a oportunidade de interagir casualmente com os seus colegas, como fariam no escritório, e apesar das equipas virtuais poderem ter efeitos muito positivos no equilíbrio entre produtividade e vida pessoal, a interacção entre seres humanos perde-se, levando a perda de conexão com a empresa e à redução na retenção dos funcionários.


É simples: quando nos sentimos bem com quem nos rodeia estamos mais felizes, o ambiente melhora, produzimos mais. Para isso, sugerimos de seguida 10 actividades que pode facilmente pegar e aplicar na sua equipa ainda hoje!



1. CAÇA AO TESOURO


Não se preocupe, nesta versão não precisa de ir a casa de cada um esconder "tesouros". Basta dar-lhes, em simultâneo, uma lista de objectos que devem recolher no menor tempo possível. No final, ganha quem conseguir o maior número de objectos no menor tempo! O prémio? Um vale de desconto numa loja online será mais do que suficiente.


Exemplos de objectos a recolher: Álcool, Papel Higiénico, Comida do Pequeno Almoço, Animal de Estimação (ou recriação), Postal, Chapéu Original, Cachecol, Champô, Copo com Água, etc.



2. DESENHO ÀS CEGAS


Para estimular a comunicação e uma boa dose de gargalhadas, este jogo é um dos mais eficazes! Trata-se de ter um Mestre, com acesso à imagem, e os Artistas, que ouvem as instruções do primeiro. Este, terá de dar instruções claras (até 3 min) de como desenhar, por exemplo, um avental, em figuras geométricas. Por exemplo: desenhem uma linha vertical com um dedo de altura, desenhem outra linha horizontal com meio dedo de largura, a começar na ponta superior da linha anterior, etc. A primeira pessoa a adivinhar o que está a ser desenhado, ganha um ponto, mas a melhor parte é mesmo quando todos mostram as suas obras de arte! Outro sistema de pontuações, é dar pontos a todos os Artistas que, no final do tempo de jogo, tenham conseguido desenhar o objecto pretendido, recebendo o Mestre também o número de pontos correspondente ao número de Artistas que acertou.



3. APANHADOS


Juntos, combinam quem será o alvo. Quando essa pessoa disser determinada palavra ou quando realizar determinada acção (ex: beber um gole de água, coçar a cara, olhar para o lado, etc.), todos os restantes elementos imitam-no ou realizam outra acção pré-combinada. Param apenas quando o Alvo identificar a brincadeira.



4. EM COMUM


Divida a equipa em vários breakouts com 4 a 6 pessoas em cada. O objectivo é descobrirem, em 3 a 5 minutos, a curiosidade mais original que todos nesse grupo têm em comum. "Todos vivemos em Lisboa", por exemplo, não é original, mas todos participámos numa maratona ou todos temos um cão preto e branco, é.

O melhor deste jogo é que pode repeti-lo as vezes que quiser (sem poderem repetir curiosidades) com grupos diferentes, que haverá sempre algo novo para descobrirem uns sobre os outros e reforçarem laços, mesmo à distância.



5. SMILE


Cada elemento da equipa tem 5 minutos para fazer um smile (ou outro símbolo como um Pokemon, um carro amarelo ou um objecto que todos tenham em casa). O objectivo é que, ao longo da reunião, cada um vá fazendo aparecer e desaparecer o seu smile na janela virtual, sem que os outros notem.

Cada pessoa ganha um ponto por detectar o objecto de outro colega. Ao ser apanhado, o jogador que mostrou o seu smile ainda receberá 1 ponto por essa exibição, mas sairá do jogo por ter sido detectado. O jogo termina quando resta apenas um jogador, que recebe 3 pontos extra. O vencedor é o jogador com mais pontos.



6. PICTIONARY ONLINE


Se quiserem apenas um moment